quarta-feira, 12 de agosto de 2009

quotes

o grobo de domingo passado publicou uma interessante matéria com as “cinco mais” em diversas categorias. o embaixador marcos azambuja [ex-França e Argentina], listou as cinco frases inesquecíveis, das quais duas são impagáveis:
- do príncipe de Talleyrand, ao ser pressionado: “senhores, é urgente esperar”.
- de groucho marx [que segundo Azambuja, será confirmado pelo tempo como influência mais duradoura que Karl..]: “estes são meus princípios. se você não gostar, posso oferecer outros princípios”.

domingo, 9 de agosto de 2009

pequena amostra da boa safra de 1983

tive uma insônia clássica de sábado ontem e acabei assistindo, em sequência, a dois filmes que considero antológicos: flashdance e scarface. o primeiro consegue ser tão brega como empolgante: tem uma trilha sonora pegajosa e eletrizante, ainda que contaminada pela breguice e inocência dos anos 80. virou referência atemporal e presença obrigatória em qualquer festinha despretensiosa. o segundo não teve o mesmo charme de seu original da década de 30, mas retrata de maneira magistral a saga de um imigrante latino aos EUA e sua ascensão como um traficante impiedoso-ainda-que-humano, e confirmou um ator lançado exatos 10 anos antes como um dos imortais do cinema: al pacino.

por acaso, percebi que havia pouco em comum entre eles: aparentemente sem muitas interfaces, ambos os filmes são sensacionais nas respectivas propostas, marcaram profundamente sua época, foram filmados no mesmo ano e têm cenas antológicas. em flashdance, a cena em que jannifer beals tira o soutien na frente de um desconcertado michael nouri é muito boba, mas ao mesmo tempo uma das mais sensuais do cinema. vale mais do que muito erotismo forçado. ela mistura o olhar de uma colegial ciente de seu poder sedutor e a incoência de uma lolita. em scarface, a cena de tony montana enlouquecido, cheirado, atrás de uma pilha de cocaína nunca teve outra à altura.

pequenas e ingênuas viagens de final de semana..